sexta-feira, 22 de abril de 2011

Está no ar 'Magazine Universo SIC'


Boa Noite. Este é o segundo ‘’Magazine Universo SIC’’ e prometo que vai dar que falar. Esta semana muito se falou sobre a nova aposta da SIC, Peso Pesado. Antes de mais nada, queria pronunciar a minha opinião sobre a imprensa Portuguesa relativamente à divulgação do que acontece e o que deixa de acontecer no Programa. É totalmente vergonhoso ver que as pessoas expulsas ou os familiares dos concorrentes se venderam à imprensa em troca de informação valiosa sobre o reality show. Esses mesmos, possuem um contracto para com a SIC onde são pagos para manter o sigilo e é o que não está a acontecer. Por onde quer que se passe em sites de televisão relativas à estação ou em revistas, são desvendados alguns dos acontecimentos do programa, e isso não devia acontecer, para não retirar o suspense. O que estão a fazer é matar o concurso mesmo antes da estreia.


Na semana passada elegemos ‘’Laços de Sangue’’ e ‘’Família Mata’’ para melhor da Semana SIC. Hoje, escolhemos outros 2, mas em pontos negativos. Querida Júlia está à 1 mês em exibição e mesmo assim ainda não deu que falar. A Praça da Alegria que parecia o alvo mais fraco para a derrota, tem conseguido captar o interesse do público (mesmo sem prémios para casa) e o líder incontestável aproveita as férias para também agarrar os jovens telespectadores. E a Júlia? Que faz? O programa não tem dado sinal de vida no top 10 da SIC e mesmo com os prémios ‘’chorudos’’, os telespectadores não têm ficado ligados. Mas o que tem de mal o programa? Quase nada. O problema é que Querida Júlia está muito feminino, além de ter uma má organização, os cantores que lá vão não são personalidades conhecidas; os assuntos pesados tem lugar no inicio no meio e no fim e os gritos da apresentadora incomodam. Para quê tanta alvoraçada? Às vezes parece que a Júlia está a forçar momentos engraçados além das constantes palmas do público. 
Nota (1-5): 3
Solução: Dar um ar de SIC 10 HORAS, programa que foi líder durante 4 anos.


O ‘’Jornal Da Noite’’ é outro problema a resolver. Se em tempos foi líder, agora parece que perdeu alguma competitividade, além de disputar o 2º lugar para com o ‘’Jornal Nacional’’. Mas o que se passa? Os telespectadores estão cansados dos rostos informativos de Carnaxide? O telejornal perdeu a qualidade pela qual é conhecido? Não. Para mim, a solução está em remodelar os estúdios, o grafismo e trazer de volta algumas das antigas rubricas que também contribuem para os bons resultados audiométricos.
Nota (1-5): 4 


As férias demonstraram a preferência dos jovens pelo cabo. Mas o que falta aos generalistas para serem mais competitivos para com o conjunto de canais? Penso que os generalistas estão a querer criar um mercado mais parecido com o brasileiro. Apostas em ficção nacional não é o suficiente para captar mais telespectadores. É necessário haver mais diversidade e mais diferenças entre as grelhas de cada estação. As privadas (SIC e TVI) estão cada vez mais semelhantes o que pode beneficiar a cabo e a IPTV.
Antes de terminar queria opinar sobre a possível transferência de Pedro Granger para a SIC. Pedro Granger está na TVI à 4 anos e 3 anos antes esteve na SIC onde apresentou em conjunto com Sílvia Alberto o programa Ídolos. Nesta estação, já não há lugar para mais apresentadores. Creio que os que existem, são talentos e versáteis para qualquer tipo de formato. Logo, Pedro Granger só poderá ter lugar como actor, a não ser que ocupe o lugar de um dos seus possíveis futuros colegas.
Ás 22 horas, não perca o especial que temos para si. Fique connosco.

1 comentário:

  1. Na minha opinião, a Querida Júlia não tem tido grande sucesso porque as pessoas ficaram desiludidas. Sem dúvida que a Júlia Pinheiro entrevista como ninguém, mas aquelas passagens de rastejar no chão, rebolar, dizer disparates, francamente, dão vontade instantânea de mudar de canal. Então com a ajuda da Ana marques, as coisas estão a piorar. Eu tinha deixado de ver a Praça da Alegria, porque sempre gostei de ver a Júlia, mas acho que vou voltar à RTP. As entrevistas são muitíssimo bem feitas e interessantes, mas ter que aturar o resto...

    ResponderEliminar