Boa Noite, este é o primeiro de muitos ‘’Magazine Universo SIC’’. Esta rubrica irá lhe proporcionar semanalmente vários pontos importantes para si sobre a SIC. Durante esta semana, elegemos 2 pontos (passo a redundância) para destacar o melhor da semana para Carnaxide. Laço de sangue foi eleito melhor da semana SIC. A novela que conta com Diogo Morgado, Diana Chaves e Joana Santos como protagonistas, tem aproveitado e bem as férias da pascoa para subir as audiências. 10.8 de audiência média e 30.2% de share foi o melhor resultado que a novela conseguiu obter esta semana, mesmo que ainda esteja um pouco longe da concorrência. Será este um sinal de que a próxima novela da SIC irá fazer ‘’mexer’’ ainda mais a estação de Queluz de Baixo?
Quem também esteve bem foi a sitcom ‘’A Família Mata’’. O programa que andava nas ‘’bocas do povo’’, ou melhor, nas bocas do mundo das audiências e televisão como uma série falhada, parece que começou a dar sinais de vida. Aproveitando também as férias (será?), conseguiu subir atingindo ontem o pico máximo dos últimos 5 dias: 9.4 pontos em espectadores e 22.7% de share. Agora pergunto, o que acontecerá a esta série depois das férias, sendo que vem aí Peso Pesado.
Esta semana, a SIC não conseguiu passar dos 22 pontos (sem contar com Domingo onde Portugal Tem Talento teve uma derrota). Muitos, poderão perguntar o que houve de errado para não ter subido nestas férias, mas existe uma explicação. Em geral, a SIC conseguiu subir, levando a que Laços de Sangue obtivesse 30 pontos em share, Passione 34 e muitos mais. O curioso, é que mesmo assim, nesse dia a estação de Carnaxide não foi além dos 21 pontos, mas logo podemos ver que a Cabo empurrou a SIC e os generalistas para o abismo. Fugindo um pouco ao tema deste mini – texto, penso que as audiências portuguesas deviam ser um pouco como no Brasil, separando cada canal do cabo com audiência própria. Se aqui fosse assim, a SIC conseguiria estar um pouco mais á frente da RTP, visto que o TOP 10 este bem nestes últimos dias.
Antes de terminarmos, queria questionar-vos, o porquê de a SIC não ter esperado o término de Passione, para estrear Araguaia? Por um lado, parece positivo para a média do canal ter dois programas com resultados acima da média e mesmo onde Passione conseguiu impor a liderança que pertencia á cabo (max. 34% de share). Mas por outro, transmitir ‘’A Familia Mata’’ às 21:55, faz empurrar ‘’Laços de Sangue que’’ faz empurrar ‘’Araguaia’’ e que por sua vez faz encurtar o período de transmissão de ‘’Passione’’, visto que as séries não podem ir mais para a frente no seu horário. Muitas queixas haverá a SIC de obter, visto que 20 minutos não é digno de uma novela que conta com Maitê Proença, Fernanda Montenegro e Tony Ramos no elenco. Deixo aqui uma pergunta, aliás, duas: e se Araguaia não tivesse estreado, conseguiria Passione estes resultados em share? E se fosse aumentado a duração de Passione, conseguiria estes resultados também em share? A resolução do problema é uma encruzilhada que poderemos falar na próxima semana.
Boa Noite, Luís Fernandes.
Boa Noite, Luís Fernandes.
Eu penso que a SIC deveria deixar terminar uma novela, para só depois começar a transmitir uma nova. Com muita pena digo que não consigo ver nem uma, nem outra, devido ao horário tardio a que passam. Se bem que sempre se pode deixar a gravar e ver no dia seguinte... mas não é a mesma coisa. A seguir ao Jornal da Noite, cá em casa, pomos sempre na TV Cabo. A Família Mata não nos consegue despertar nenhum interesse, e novelas, para mim, ainda não há como as brasileiras (a horas menos tardias).
ResponderEliminarEm relação às novelas a minha opinião é a seguinte:
ResponderEliminarA SIC deveria deixar terminar uma novela e dar os episódios inteiros até ao final. Depois sim estrear a nova novela. Por exemplo, se "Passione" terminasse numa sexta, "Araguaia" estrearia na segunda-feira seguinte.