Boa Noite. Na semana passada o assunto incluiu o Querida Júlia e a Informação SIC, hoje acompanhe um especial ‘’Magazine Universo SIC’. Durante esta semana, a SIC mostrou-se forte. Venceu 3 dias a todos os generalistas e deu um passo em frente ao ter terminado Portugal Tem talento.
A surpresa da semana da SIC foi Portugal Tem Talento que começou nas bocas do povo ao estrear com 16 pontos, superando a concorrente e mesmo ultrapassando-a em share. Enquanto não houve Uma Canção Para Ti, o programa mantinha o seu sucesso, embora que se reduzisse. No inicio da nova concorrência, conseguiu vencer, mas desde então tem vindo a diminuir. Causas que o expliquem: Futebol aos domingos? Uma concorrência mais forte? Não acredito. Tudo isso se resumiu ao desgaste pois o programa tornava-se bastante repetitivo. Actuações de concorrentes mais actuações de concorrentes não empolgavam os espectadores, que levavam a que fugissem para o concorrente também desgastado mas’’menos secante’’.
Na sua final, alcançou 8.3% de audiência média e 37% de share. Nada mal para um programa que terminou às 2 da manhã. O resultado surpreendeu tudo e todos e quase ‘’esmagou’’ a novela concorrente das 23h. Não se sabe se venceu ou não Anjo Meu, mas a questão aqui é que o programa merece os parabéns. A Bárbara merece também pois é graças a ela que Portugal Tem Talento chegou onde chegou. Além de que o formato trouxe uma Bárbara divertida, uma Bárbara dos tempos em que a SIC atingia 50 pontos diários, uma Bárbara que há muito tempo, era apenas a ‘’miss galas’’.
Amanhã estreia Peso Pesado, o programa tem andado por aí navegando entre o paladar de qualquer pessoa. Quem não quer ‘‘papar’’ o novo programa mais pesado da TV portuguesa? Mas eu questiono-me e preocupa-me a sua audiência. Com a diminuição do consumo aos Domingos, o programa corre sério risco de ser afectado por esse facto. Mas será que é tão irresistível que vai fazer com que os telespectadores regressem para o prime-time do mesmo dia? 20 Concorrentes contra o José Castelo Branco e os seus aliados. Esta guerra irá ser muito renhida e se não houver muitas emoções (que deverá ser o principal trunfo do programa), mais facilmente será derrotada.
O número da semana pertenceu pertenceu ao jogo da Liga Europa, 21% de audiência média e 53% de share. O Futebol está-se a tornar no trunfo de audiências da SIC. Mas será que vale mesmo a pena? Ganhar a liderança é certo, mas a SIC não consegue concentrar mais espectadores para outros programas, mesmo com o futebol. Vejamos o exemplo de Quinta-Feira. Apesar do estrondoso resultado do jogo, Laços de Sangue manteve os seus resultados ditos normais: 9.5 de audiência média. Além de que durante o intervalo do mesmo, a estação de Carnaxide podia promover o Peso Pesado, mas parece que não o fez. É caso para se questionar: será um mau investimento? Hoje foi um pequeno especial ‘’Magazine Universo SIC’’ onde analisámos concursos e o futebol na SIC. Para a semana, a mudança do nosso Magazine vai ser maior e digo que não vai ser um especial, mas será muito especial. Fique connosco.
Porquê um mau investimento? Pelo menos têm a liderança durante os jogos. Claro que a seguir, se o programa não agradar, os espectadores mudam de canal, mas isso já não é culpa do futebol.
ResponderEliminarQuanto ao Peso Pesado, ainda bem que vai passar num bom horário. Antes que as pessoas comecem a ver outros canais e depois se esqueçam de mudar. Espero que não haja um exagero nas "emoções" e que não se faça espectáculo de mau gosto com os sentimentos dos concorrentes. Os espectadores apercebem-se de quando estão a ser manipulados e o programa pode perder interesse.