Seja bem-vindo a mais uma edição de Ponto X. Nesta semana iremos estrear um novo modelo de realização da rubrica. Ou seja, a partir de hoje você é quem tem o poder de decisão, mas no final desta análise você irá entender tudo. O tema desta semana é o programa 'Querida Júlia' e vamos começar por analisar o formato assim. A SIC escolheu Júlia Pinheiro como a única pessoa capaz de conseguir chegar á liderança nas manhãs da televisão portuguesa. Vários critícos e espectadores atentos ao que se passa em televisão acreditava piamente que o cenário negro da estação de Carnaxide iria mudar, mas tudo foi em vão. O formato que se publicitava como próximo das pessoas e das suas necessidades, errou redondamente no perfil escolhido para liderar e é aqui que se irá centrar a opinião de hoje. As histórias de vida em quantidades abusivas são de facto o principal mal do programa, seja a abrir ou a fechar, o guião passa sempre por tal temática.
Pois bem, é assim que o blog Universo SIC deixa aqui algumas sugestões. Seria bem melhor o programa abrir com uma rubrica leve, 'Jornal Rosa' seria o escolhido; haveria mais passatempos mas sem exagero nas pausas que se fazem para promover as chamadas para concorrer; uma rubrica com Quintino Aires a falar das relações entre pessoas, uma espécie de consultório sentimental e até pessoal; usar o reportér Luis Maia para ir desde os centros urbanos ao Portugal esquecido e formar a notícia, mostrar realidades, resolver problemas. Estas foram algumas dicas e reparem o Você na TV quando se lançou nesta guerra das manhãs, tinha em Manuel Luís Goucha o principal pilar, o formato era básico mas cresceu e ganhou pontos sabem em quê? Quando mostrava as dificuldades ou limitações dos Portugueses e davam a solução. Já não interessa ouvir que aconteceu isto ou aquilo, interessa é ver a resolução. De 0 a 5, qual a nota que pensa encaixar-se melhor na sua avaliação quanto a colaboradores, apresentadora e conteúdos e estúdio. Diga de sua justiça qual a sua apreciação final e queremos ir mais longe, como o título desta publicação pede, 'O que mudaria em Querida Júlia'? Participe, todas as respostas serão enviadas para a equipa do programa. Até para a semana.
Escolha já o tema da próxima semana.
As vossas sugestões parecem-me todas óptimas. De 0 a 5 a minha avaliação é a seguinte: colaboradores- 4 (seria 5 se não fossem os disparates da Ana Marques, mas os outros colaboradores fazem um óptimo trabalho), apresentadora- 4 (também daria 5 se não houvessem tantas repetições e tantas atitudes disparatadas), conteúdos- 4 (gosto das histórias de vida, mas há assuntos sem interesse, como as brigas de vizinhos e outros parecidos), estúdio- 5 (acho bom, não vejo nada de mal no estúdio).
ResponderEliminarPronto, é a minha opinião, mas devo dizer que já há umas semanas que desisti de ver a Querida Júlia, até pode ser que alguma coisa já tenha melhorado desde aí.
Olhem eu acho que já era. É preciso trazer pessoas novas para o canal, pessoas sem vícios, pessoas sem estatuto, pessoas que comecem do Zero a fazer o seu público. Por isso a minha conclusão é que só haveria uma pessoa capaz de colocar esse programa das manhãs nos eixos. Ela chama-se Raquel Strada.
ResponderEliminarA temática teria que mudar radicalmente e deveria o programa passar a ser constituído por diversas rubricas sociais. Por exemplo, apresentar uma doença às pessoas e apresentar alguém a falar dela na primeira pessoa. Por exemplo, apresentar um atleta português em modalidades pouco reconhecidas e dar a conhecer o seu quase invisível percurso. Não é preciso ganhar para sermos destaque. Apresentar um novo negócio/produto nacional, entrevistando o seu(s) autor(es).
Tantas coisas que se pode fazer para melhorar. Temos que acabar com a ideia que só há idosos e mulheres a ver TV de manhã. Cada vez há mais jovens a ver TV e a procurar na TV a força necessária para arriscar.
Filipe o Quintino Aires ta outra vez na TVI...
ResponderEliminarMeu esquema po Querida Julia:
10h as 10h20- rubrica de conversa com uma cara SIC e intercalar com reportagens sobre um programa de qq canal SIC
10H20 as 10h47 - rubrica tipo a do Eiro no fatima
(INTERVALO)
11h00 as 11h10 - musica + entrevista ao cantor
(Intervalo 120 sgnds)
11h12 as 11h40 - 2 Historias de Vida
11h40 as 11h50 - Jornal Rosa (1ªparte)
(INTERVALO)
12h05 as 12h15 - jornal rosa (2ª parte)
12h15 as 12h20 - Jogo da Gloria (tradicional com dados tipo DA LHE GAS)
12h20 as 12h30 - Humor
12h30 as 12h35 - Espaço novelas (o que vai dar nesse dia em Alma Gemea, Tititi, Laços de Sangue e Araguaia)
12h35 as 12h37 - Ligaçao ao Primeiro Jornal
12h37 as 13h00 - Hernani Carvalho
Que tal eihn?
Concordo com o Carlos Teixeira!
ResponderEliminarQual é o email do Universo SIC???
ResponderEliminaruniversosic@live.com.pt
ResponderEliminar